Por meio da Portaria Nº 01/2025, foi instituída pela Unipol/BR – União Nacional dos Policiais Legislativos do Brasil – a criação de um grupo de trabalho para estudar as atividades de polícia legislativa no âmbito nacional.
O objetivo desse grupo é atender à necessidade de estudos aprofundados. Com essa determinação, serão promovidos debates para desenvolver e propor diretrizes sobre as atividades desempenhadas pelas Polícias Legislativas no Brasil.
De acordo com o Art. 3º da portaria, os trabalhos do grupo serão divididos em módulos temáticos para facilitar a organização e o desenvolvimento dos estudos: I – Gestão da Continuidade Institucional; II – Gestão de Riscos; III – Planejamento de Segurança.
Conforme o presidente da Unipol, Edvan Vieira de França Paz, a criação desse grupo permitirá que a instituição atenda a uma reivindicação dos policiais legislativos, Municipais, Estaduais e Federais, estabelecendo uma normatização unificada e respeitando a isonomia entre as diversas casas legislativas do Brasil.
O GT (Grupo de Trabalho) será coordenado pelo presidente da APCN (Associação de Policiais do Congresso Nacional), PLF SF Fernando Marinha, e terá como secretária a APL ES Márcia Regina Queiroz.
Após a assinatura da portaria no dia 7 de janeiro, o grupo deverá apresentar, no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias a partir de sua instalação, um relatório preliminar sobre as atividades do primeiro módulo. Ainda de acordo com a portaria, o grupo será representado e composto pelas seguintes Policiais Legislativos: ALMG: JUNIOR, KLAYLER; ALPE: Edvan Vieira, Alberon Lisboa; ALMS: Alfredo de Paula, Thiago Campos; ALAP: Jhonatan Almeida, Leonildo Souza ; APOLM: Luiz Augusto – CMRB , Fabiano Macina – CMI ; ALEAC: Arthur Souza, Anildo Alves; ALBA: João Lima , Josué Da Cruz Ramos ; ALGO: Clayton; AL-RS: Cristiano Piola da Luz , Luan ; CLDF: APL Heldér Reis Mesquita, APL Danilo da Costa Portela.
O coordenador do Grupo de Trabalho, PLF SF Fernando Marinha, ressaltou que, logo após a assinatura da portaria e sua publicação para trâmites legais, a primeira reunião foi realizada no dia 7 de janeiro. Esse início imediato demonstra a determinação em cumprir os prazos e alcançar as propostas de diretrizes.
JPD Adolffo Moura