PLFs Concurseiros aprovados

Novos PLFsEmpossados e ativos

Potencial de realização profissional está diretamente ligado a dedicação, perseverança, percepção dos objetivos e nunca desistir. Para conhecer o caminho é necessário o primeiro passo, as pedras e buracos estão espalhados, nesse momento atenção, o foco não deve ser perdido a esperança deve ser renovada.

Após o concurso realizado em 2022 para novos Policiais Legislativos do Senado Federal os aprovados tomaram posse de suas funções no inicio do ano de 2024. Começa uma nova jornada de trabalho para os novatos. Relatos de luta e dedicação são fundamentais para o sucesso.

PLF SF Sarah

Nomeada em março de 2024

AM : Como foi o seu processo de preparo para esse concurso?

Sarah PLF: Minha jornada de estudos começou em julho de 2020, em meio à pandemia. Na época, eu estava esgotada com o baixo retorno financeiro que a advocacia em escritórios me proporcionava, além da constante instabilidade. Foi então que consegui um cargo como assessora jurídica no Ministério Público da Bahia. Esse foi o ponto de virada que eu precisava, a oportunidade que faltava para dar início aos meus estudos em busca de um novo caminho.

Respirar estudo e conhecimento

A partir daí, passei a me dedicar intensamente. Estudar se tornou parte da minha rotina diária; era mais do que uma obrigação, era uma necessidade. Eu respirava estudo, abdicava de finais de semana, feriados, tudo porque sabia que esse era o único caminho para transformar minha vida. Durante dois anos, foquei nos estudos para carreiras policiais, com disciplina e perseverança.

Estar pronto para oportunidade

Em setembro de 2022, surgiu o edital para Polícia Legislativa do Senado Federal, uma oportunidade única, com excelente remuneração e o cargo dos meus sonhos. Mesmo com o edital prevendo apenas sete vagas, decidi encarar esse desafio. No pós-edital, redobrei meus esforços, me dedicando ao extremo para dominar as matérias específicas que não faziam parte do meu estudo rotineiro.

O esforço valeu a pena. Fui aprovada na prova objetiva, na discursiva e em todas as demais etapas. E em março de 2024, fui nomeada Policial Legislativo do Senado Federal. Essa conquista é o resultado de anos de dedicação, sacrifício e a certeza de que o estudo muda vidas.

AM : Para o concurseiro, quais são os caminhos para certames específicos como esse para policial legislativo?

Sarah PLF: Acredito que um dos melhores caminhos é dominar as matérias específicas, que fogem ao padrão de outras carreiras policiais. As matérias base, cobradas em todos os concursos, a grande maioria domina. O que diferencia um candidato do outro em concursos como este, são as matérias pouco difundidas, pouco dominadas. É justamente esse aspecto que vai diferenciar quem entra, de quem fica…

Dicas importantes

Foco, disciplina e constância. O começo sempre é a parte mais difícil, se a pessoa consegue superar a fase inicial dos estudos, vai transformando aquilo em parte natural da sua rotina, vai percebendo a evolução e se sentindo motivado a continuar. Além disso, sempre ter em mente o propósito de todo o seu esforço, conquistar o cargo dos sonhos, a possibilidade de ter uma vida melhor, ajudar a família. Não existe combustível melhor do que esse

Atualmente estou lotada no Serviço de Policiamento Interno (SERPOLI). Estou em contato direto com a rotina da Casa, proteção das áreas e instalações, dinâmica de entrada e saída de pessoas, trânsito destas pela Casa (sejam parlamentares, servidores ou visitantes). É muito gratificando assistir a história sendo escrita diante dos meus olhos, no coração político do nosso país, e isso é algo que só um concurso como este poderia me proporcionar viver.

PLF SF Anne

Nomeada em março de 2024

Os obstáculos são vencidos no momento em que eles se apresentam

Anne PLF SF: Sou mãe, tenho 4 filhas, quando iniciei minha preparação para concurso público, em 2018, minha filha caçula tinha menos de 1 ano. 4 crianças em casa (10 anos, 7 anos, 6 anos e um bebê com menos de 1 ano). Estudei amamentando, por muitas vezes.

Desistir não é uma opção

Trabalhava fora, cuidava da casa, das minhas 4 filhas, do meu esposo, fazia faculdade e tinha que estudar para concurso público.

Adaptação para obter resultado

Uma trajetória muito difícil e desafiadora, mas eu sabia que a única coisa que poderia mudar a minha realidade, que era muito difícil, era o estudo.

Fiz o concurso da PLF em 2022, graças a Deus consegui ser aprovada, e hoje eu posso dizer: o estudo muda vidas!

Ter uma base fortalecida é essencial.

Mas sem dúvida nenhuma, o segredo estar em persistir, por mais que pareça impossível.

Eu sempre repetia para mim mesma: Se alguém passou, por que eu não posso?

Saber que todo mundo um dia teve que começar.

Ninguém nasce sabendo, tudo na vida é aprendizado.

Paciência, persistência e constância são essenciais nesse preparo.

A ficha ainda não caiu, todos os dias tiro foto do Congresso Nacional, todos os dias agradeço a Deus por conseguir realizar esse sonho.

Trabalho desafiador e específico

Temos a missão de defender a democracia e proteger o Poder Legislativo Federal. Todos os dias quando entro na viatura para fazer as rondas externas, peço a Deus que me guarde e que seja um dia tranquilo, na medida do possível.

Tenho muitas referências dentro da Polícia Legislativa do Senado Federal, pessoas íntegras e que exercem seu trabalho com excelência. Todo dia é um aprendizado diferente.

Atual lotação

SEPEX, serviço de Policiamento Externo.

PLF SF Murilo Marques

Nomeado em março de 2024

Processo de preparação

O meu processo de preparação para esse concurso foi rápido, porém muito intensos. Antes de dizer o meu tempo de preparação, deixe-me falar um pouco sobre mim.

Eu comecei a estudar para concursos muito cedo, aos 19 anos de idade (em 2011), e obtive algumas aprovações, como EBC, TST, TCM-GO, TRE-SP, etc. Acabou que temei posse como soldado da PMGO e PMDF em 2014 e, posteriormente, voltei a estudar em 2016 para oficial da PMDF (estudei por um ano) e fui aprovado em 2017 (quando parei de estudar), tendo tomado posse em 2018 como oficial e fiz um curso de formação de 3 anos, até ser promovido a tenente em 2021.

Eu não tinha mais pretensão de fazer novos concursos, porém, com a publicação do edital do Senado, para policial legislativo em agosto de 2022, decide estudar novamente e eu tinha apenas pouco mais de 70 dias até a prova. Então, 70 dias foi o meu tempo de estudos específico para esse concurso, porém, eu tinha todo um histórico de estudos – já que eu já havia estudado para outros certames.

Nesses 70 dias, eu estudei mais de 700h líquidas, fiquei 100% focado nos estudos, pois eu tinha direito a uma licença especial na PMDF. Nesse tempo, eu vivi para estudar, larguei academia e qualquer outra atividade de lazer para estudar uma média de 10h líquidas por dia – a única coisa que fazia todos os dias era passear com os meus cachorros 3x ao dia e, mesmo assim, era ouvindo alguma videoaula.

Estudo específico

O concurso de policial legislativo, assim como das demais polícias institucionais não podem ser confundidos com os concursos “normais” de polícia, como a PM e a PC, uma vez que possui matérias muito específicas.

Dessa forma, o que aprendi com o concurso de Policial do Senado é que devemos fazer um estudo muito específico, em especial quanto às matérias peculiares do cargo, como segurança de dignitários e inteligência policial e, para isso, é necessário um bom material, produzido por professores que entendem do assunto; caso não, pode ter certeza, não será aprovado, mesmo com várias “horas de bunda na cadeira”.

Dicas para aproveitar o estudo

O concurseiro deve ter algumas coisas em mente e quero enumerá-las:

·         Tenha um foco – não fique pulando de galho em galho. Escolha uma área e foque nela (por exemplo, policial)

·         Estabeleça uma rotina e metas – decida quantas horas irá estudar por dia e como isso vai acontecer (pode ser, por exemplo, 2h de manhã e uma hora à noite).

·         Converse com seus familiares para que eles entendam que você irá estudar e precisa se dedicar a isso e que é só uma fase.

·         Tenha um bom material.

·         Treine muitas questões.

·         FAÇA REVISÕES – matéria não revista é matéria não aprendida!

·         Não deixe de fazer atividade física por longos períodos, pois concursos policiais têm TAF.

Publicado em: 02/01/25

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*