Congresso Nacional Brasileiro vai sediar no próximo mês de novembro a 10ª Cúpula do G20 que recebe Presidentes dos Parlamentos das maiores economias do mundo, Parlamento Europeu e a União Africana.
As Polícias do Congresso Nacional, Senado e Câmara dos Deputados já estão mobilizadas para a segurança do evento.
PLF CD Barros esclarece: “O P20 é o segundo evento de maior relevância dentro do eixo de eventos do G20. O Departamento de Polícia Legislativa Federal da Câmara dos Deputados, juntamente com a Secretaria de Polícia Legislativa do Senado Federal ficou responsável pelo planejamento, coordenação e execução da parte de segurança do evento. Por ser um evento de grande relevância, envolverá, necessariamente, um esforço interagência com as forças de segurança pública e órgãos de trânsito do Distrito Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Receita Federal e outras instituições. Essa simbiose institucional é fundamental para bom andamento dos trabalhos do P20”.
Ainda de acordo com PLF CD Barros responsável pela segurança na Câmara dos Deputados o Depol e a Spol atuarão tanto na parte de segurança das instalações como na parte de proteção pessoal dos Presidentes de Parlamento estrangeiros.
PLF Alex responsável pela segurança no Senado Federal para esse evento reforça que o planejamento já acontece há cerca de três meses para acertar os detalhes com as agências de segurança federais e distritais envolvidas no evento.
Ações de Inteligência Policial também são consideradas para eventos que envolvem autoridades estrangeiras como forma de prevenção de riscos.
JPD Adolffo Moura