Ajuda humanitária – Rio Grande do Sul

APCN Associação dos Policiais do Congresso Nacional entidade de direito privado, sem fins lucrativos que representa os Policiais Federais Legislativos Do Senado Federal e Câmara dos Deputados em parceria com a Liga do Bem formada por servidores voluntários que atuam no Poder Legislativo realizam ações de ajuda humanitária após a inundação no Estado do Rio Grande do Sul.

Outono de 2024. As tempestades que caem do céu devastaram várias cidades do Rio Grande do Sul e deixam uma população desabrigada e sem recursos. A luta pela sobrevivência resiste com atuação de socorro voluntário e pelas instituições constituídas em preservar a vida.

De acordo com o Presidente da APCN Fernando Marinha as ações de ajuda humanitária começaram com a chegada das primeiras informações sobre o desastre ambiental ocorridas no final de abril. A primeira providência foi firmar uma parceria com a Liga do Bem por intermédio da coordenadora Patrícia Seixas. As estratégias e logística de arrecadações foram traçadas e executadas a partir do dia 3 de maio, em casos específicos desse tipo de tragédia o tempo de resposta deve ser imediato, ressalta a direção da Associação e Liga do Bem.

Após 4 dias de esforços e contatos com os órgãos responsáveis pelo gerenciamento de crise do Estado, a força conjunta de trabalho da APCN e Liga do Bem, despachou mais de 5 Mil cobertores e mantimentos que foram levados com ajuda da FAB Força Aérea Brasileira. O avião da FAB responsável pelo transporte concluiu a entrega no dia 8 de maio. Ainda de acordo com a força de trabalho APCN/ Liga do Bem esse foi somente o primeiro passo da ajuda humanitária.

Durante as primeiras duas semanas de maio as chuvas não deram trégua para a população das cidades Gaúchas, o que agrava a situação e piora os esforços de ajuda.

Os trabalhos de arrecadação da APCN/Liga do Bem continuaram durante esse período. Na quinta feria 9 de maio, uma carreta com mantimentos foi deslocada para o Sul do País acompanhada de um comboio formada por Policiais Legislativos do Senado Federal. Essa escolta foi necessária por segurança no transporte, depois de fatos que revelaram saques dessa ajuda humanitária que estão sendo enviadas. De acordo com Presidente da APCN Fernando Marinha o apoio dos Policiais Legislativos Estaduais da Assembleia do Estado foi fundamental para conclusão da missão de entrega, com orientações de deslocamento para o comboio do Distrito Federal. Essa etapa da ajuda foi finalizada no domingo 12 de maio as 3 horas da manhã.

De acordo com especialistas que acompanham a tragédia ambiental sem precedentes no Sul do País essa fase de destruição ainda deve perdurar por mais tempo. A reconstrução das cidades e das vidas levam tempo e dedicação.

Os esforços da campanha de ajuda humanitária promovida pela APCN/Liga do Bem continuam. Postos de arrecadação foram disponibilizados em vários pontos do Distrito Federal. A coordenadora da Liga Bem Patrícia Seixas ressalta que as doações de roupas e agasalho de frio devem ser na medida do possível ser limpas para uso imediato.

O Presidente da APCN Fernando Marinha lembra que o PIX para doações em dinheiro também, foi disponibilizado. A chave PIX pode ser acessada nas redes sociais da APCN com todas as informações sobre as ações executadas. Essa é a forma de acompanhar de perto todos os movimentos da ajuda humanitária.

Vale ressaltar que toda ajuda é bem vinda desde a doação de materias e mão de obra para selecionar e embalar os produtos.

Nesse começo de semana do dia 13 de maio mais dois caminhões com 27 toneladas de mantimentos seguem caminho para Sul do Pais. Um esforço que leva consolo e reafirma a disposição de ajuda do povo Brasileiro. Reconstruir e recomeçar devem marcar os novos tempos do povo Gaúcho.

APCN/Liga do Bem lembram que os esforços continuam. Firmes nessa ajuda e busca de soluções para amenizar o sofrimento.

Vale ressaltar que toda ajuda arrecadada está sendo contabilizada para posterior prestação de contas dos recursos. Esse compromisso foi firmado pelo Presidente da APCN Fernando Marinha e a coordenadora da Liga do Bem Patrícia Seixas.

Publicado em: 15/05/24

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*